Cooperativa conta com 459 cooperados, com o cultivo de 1.200 hectares de vinhedos em 18 municípios da Serra Gaúcha
Com um histórico trilhado ao longo de 93 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, com sede em Garibaldi/RS constrói, diariamente, com os esforços de 459 cooperados a sustentação que a levará rumo ao centenário.
A marca de espumantes, vinhos e sucos nasceu assim, em 1931 pelo esforço associativo de 73 pequenos produtores – a maioria de imigrantes italianos – na busca por alcançarem melhores condições de comercialização de produção. A grandeza e a solidez de hoje da Cooperativa Vinícola Garibaldi mostram que o empenho coletivo segue e seguirá sendo a forma para a organização sedimentar seu futuro e garantir seu desenvolvimento sustentável. A fórmula está na valorização das pessoas, seja de colaboradores ou de associados, a fim de, ao estimular o crescimento individual, estabelecer o progresso de todos.
Com essa visão estratégica, a cooperativa reinveste seus ganhos no parque fabril, no desenvolvimento de novos produtos, na assistência técnica e no acesso à inovação para seus produtores. Dessa maneira, a vinícola ganhou tecnologia produtiva e capacidade de armazenagem. No campo, estudos estratégicos promovem o crescimento sustentável, com produção controlada. No enoturismo, as experiências oferecidas trazem cada vez mais visitantes a seu Complexo Enoturístico, com roteiros periodicamente atualizados.
O sucesso da Cooperativa Vinícola Garibaldi está diretamente relacionado à qualidade de suas bebidas, laureadas no Brasil e ao redor do mundo, com a conquista de mais de 85 condecorações em 2023.

Para o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, são muitos os benefícios para o agricultor atuar de forma cooperada. “Como a garantia na entrega da matéria-prima, assistência técnica à disposição, remuneração justa, acesso à tecnologia e informação, compras coletivas para insumos, cursos e treinamentos visando profissionalização na atividade e sucessão familiar, benchmarking através de visitas técnicas no Brasil e no exterior, participação e decisão sobre o resultado operacional, entre outros benefícios entregues pela cooperativa”, explica.
Produtos e produção
Hoje, a cooperativa leva ao mercado cerca de 90 itens, divididos em 15 marcas e nas seguintes categorias – vinhos, sucos de uva e espumantes. A distribuição é feita por meio de representantes comerciais que atendem diretamente o varejo e também por meio da loja conceito, anexo ao complexo enoturístico.
Atendem clientes em todo o Brasil e alguns no exterior – Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Bolívia e Angola, entre outros.
A Cooperativa conta hoje com 459 cooperados, com o cultivo de 1.200 hectares de vinhedos em 18 municípios da Serra Gaúcha. Produz mais de 20 milhões de litros de vinhos, espumantes e suco de uva, um faturamento de cerca de R$300 milhões e uma equipe de 230 funcionários.
