Como o uso de novos equipamentos e tecnologias tem contribuído para elevar a produtividade no campo
Na era da agricultura moderna, cada pedaço de terra apresenta desafios específicos que exigem abordagens inovadoras. Com o crescimento populacional e o constante aumento nos custos de produção, palavras como eficiência e produtividade passaram a brotar cada vez mais nas conversas de quem quer garantir a rentabilidade do negócio no campo.
Nessa hora, contar com ferramentas que trazem economia e facilitam o trabalho pesado do dia a dia faz toda a diferença, tanto para quem cuida das plantações quanto para quem cuida dos números. Pensando nisso, listamos uma série de equipamentos que cumprem muito bem o que prometem nesse sentido.
Para lidar com a vegetação densa, uma das alternativas é contar com uso de roçadeiras que tenham alto desempenho e baixo custo de manutenção. Um bom exemplo disso são os modelos UMK435 e UMK450 da Honda, que foram projetados para se adaptar a cada situação, desde o cuidado com as áreas domésticas até a lida profissional. De prático manuseio, essas roçadeiras têm baixo nível de vibrações, o que garante maior conforto para quem as utiliza, enquanto a capacidade de operar em todos os ângulos confere a versatilidade para encarar vegetações altas e locais de difícil acesso. Os motores 4 tempos ainda eliminam a necessidade de misturar óleo na gasolina, simplificando a manutenção e reduzindo custos a longo prazo. “Quem trabalha no campo sabe o quanto a manutenção de equipamentos é constante e, acima de tudo, complicada. No final das contas, contar com uma marca confiável nos poupa tempo e recursos”, comenta Sérgio Abrantes, administrador de uma fazenda de cafés em Itirapuã, SP.
Já nas plantações, quando a água precisa ser transportada até as áreas de cultivo, as motobombas se mostram uma excelente saída e, sobretudo, um investimento com ótimo custo-benefício quando comparadas à praticidade e ao retorno que trazem. Ainda mais se é preciso movimentar grandes quantidades de água. Nesses cenários, as séries WBC da Honda (WBC10XR, WB20, WBC25XR, WB30) se mostraram ideais para quem precisa de maior vazão. Já se o desafio for as longas distâncias, a WHC10XR é a mais indicada para o serviço, oferecendo potência e confiabilidade para garantir que a água alcance seu destino. “Plantação e água são duas palavras que andam juntas, mas na prática nem sempre estão tão próximas assim. As motobombas são literalmente o coração do nosso negócio, bombeando água por longas distâncias de um jeito prático e econômico”, afirma Luiz Andrade, produtor de uma cooperativa rural em Lavras, MG.
Energia que gera praticidade
Quando o assunto é ter energia de reserva para eventuais necessidades ou para alimentar equipamentos em locais distantes de uma tomada, ter um gerador portátil é sempre de grande auxílio. Para quem procura desempenho e alta eficiência, uma excelente opção são os próprios geradores da Honda. Por ter tecnologia Inverter, eles garantem um fornecimento de energia consistente, protegendo dispositivos sensíveis à variação de voltagem. Além disso, de acordo com a quantidade de aparelhos conectados no gerador, a tecnologia Eco-throttle ajusta a potência, otimizando o desempenho e economizando combustível.
E não para por aí: a mesma Honda ainda produz motores que podem ser utilizados em pulverizadores para pequenas plantações, como o GX160, e até mesmo para transporte fluvial, como o GX390 Mega, um motor potente para rabetas, econômico e confiável. Vale lembrar que todos os produtos da marca contam com uma ampla rede credenciada que oferece 3 anos de garantia e mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.
Os desafios da agricultura moderna são muitos e variados, mas com investimento em produtos com tecnologia que oferecem qualidade e confiança, é possível alcançar excelentes níveis de produtividade no campo.
E para saber mais sobre Honda Motores e Máquinas, acesse o site através do QR code abaixo:
