Pouca gente sabe, mas uma das maiores obras de engenharia mundial é nossa: a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Em 2024, completamos 50 anos de criação. Iniciada na década de 1970, Itaipu foi por muitos anos a maior usina hidrelétrica do mundo e, até hoje, é a usina que mais produziu energia no planeta. Já são mais de 3 bilhões de megawatts-hora gerados, o que seria suficiente para iluminar o mundo inteiro por 43 dias.
Itaipu é única também por ser uma empresa binacional, pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Isso mostra a força da nossa diplomacia e da cooperação entre os dois países, gerando desenvolvimento para ambas as nações. A energia que produzimos não fica restrita ao sul do Brasil, ela é distribuída por todo o país através do Sistema Interligado Nacional.
Mesmo quando o sol não brilha ou o vento não sopra, a Itaipu continua firme, gerando energia a partir da água do nosso reservatório. Somos, de certa forma, uma “bateria de emergência” para o Brasil. E, como a água é nossa principal matéria-prima, investimos muito na preservação do reservatório e dos rios que o abastecem.
Cuidar dos rios exige cuidar do solo, evitando a erosão. E isso passa pela preservação das florestas, da fauna e da flora, que são essenciais para manter o equilíbrio ambiental. Mas, acima de tudo, sabemos que nosso compromisso é com as pessoas. Na Itaipu, entendemos que produzir energia é fundamental, mas é preciso ir além. Nossa missão é clara: “gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”
Os agricultores das áreas próximas à usina são nossos grandes parceiros. Mas não paramos por aí. Nossas ações ultrapassam fronteiras e podem ser replicadas em outras partes do Brasil e do mundo. Também apoiamos pesquisas acadêmicas e fazemos parcerias com instituições como a Embrapa, levando os conhecimentos adquiridos para todas as regiões do país.
No Anuário Brasileiro de Agricultura Familiar, você vai conhecer algumas das iniciativas que temos desenvolvido. Vamos mostrar como estamos fortalecendo a agroecologia, a agricultura familiar e o cultivo de orgânicos e plantas medicinais. Estamos sempre incentivando a agricultura sustentável e buscando métodos para reduzir a contaminação do solo e das águas, além de estudar as águas subterrâneas.
O nosso programa Itaipu Mais que Energia reúne investimentos em projetos ambientais e sociais em 399 municípios do Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul. Atuamos em áreas como agricultura, gestão de resíduos, energias renováveis, educação, saúde, saneamento e assistência social, entre muitas outras.
A grandiosidade de Itaipu oferece inúmeras possibilidades para contribuir com o desenvolvimento social e sustentável dos territórios onde atuamos, tanto no Brasil quanto no Paraguai. Nós acreditamos na importância de devolver à sociedade uma parte dos nossos investimentos, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.
Então, quando você acende a luz na sua casa, pode estar recebendo energia gerada em Itaipu. E pode ter certeza de que essa energia é de qualidade, produzida com respeito ao meio ambiente e às pessoas, beneficiando brasileiros e paraguaios.
