Honda: tecnologias que otimizam a rotina do agricultor familiar

Foco da empresa é na qualidade e no compromisso ambiental e social

A Honda possui, além das famosas motocicletas e carros, a unidade de negócios denominada Motores & Máquinas. Nesta unidade, a Honda conta com motores estacionários, motobombas, geradores e roçadeiras que facilitam a rotina pesada do agricultor, trazendo ainda economia para a propriedade.

“Além da confiança e qualidade conhecida no mundo todo, a Honda é a única marca que oferece três anos de garantia e mão de obra grátis nas duas primeiras revisões em sua rede de assistência credenciada para toda a linha de Motores & Máquinas”, pontua Rafael Kenji Akiyama, gerente nacional de vendas.

Para otimizar a produtividade no campo, a Honda disponibiliza uma ampla linha de produtos que também facilitam a rotina na agricultura familiar. Os principais são os motores estacionários com diferentes potências e torque, capazes de inúmeras possibilidades de aplicação, como nos implementos agrícolas: em trituradores, moedores, bombas de irrigação e pulverizadores. Além disso, os motores atendem à demanda de transporte fluvial, com uma ampla gama de opções de motores a gasolina que vão de 5,5cv até 21cv de potência para rabeta. “São produtos mundialmente testados e aprovados pelos consumidores, que oferecem economia de combustível e confiança ao usuário”, explica Akiyama

Gerente Nacional de Vendas Rafael Kenji Akiyama

A Honda conta também com motobombas, geradores e roçadeiras que são utilizadas no dia a dia das propriedades rurais:  

Motobombas

A Honda possui uma linha completa de motobombas a gasolina para atender locais que não contam com abastecimento de água e base estacionária de energia elétrica. Os modelos da linha WB – WBC10, WBC25, WB20 e WB30 – são ideais para transferência de água até a área de cultivo para quem precisa de alta vazão. Já se o desafio for transportar a água por longa distância, a Honda possui o modelo WHC10, que é uma motobomba multiestágio de alta pressão. 

Geradores

A linha de geradores portáteis da Honda é sempre um parceiro do agricultor quando o assunto é energia de reserva para uma eventual falta ou para alimentar equipamentos elétricos em locais remotos em que não há abastecimento de energia elétrica.

Algumas séries de geradores da Honda contam com a tecnologia Inverter, que garante um fornecimento de energia constante e protege dispositivos sensíveis à variação de voltagem. Além disso, a tecnologia Eco-throttle ajusta a potência otimizando o desempenho e economizando combustível. 

Roçadeiras

As roçadeiras Honda foram desenvolvidas para se adaptar a diversos tipos de situações, seja para a jardinagem de uso doméstico ou profissional. 

As roçadeiras utilizam os modernos motores 4 tempos, que garantem maior conforto para quem usa, tanto pela baixa vibração, quanto pela menor emissão de ruídos. Quando comparada as roçadeiras de 2 tempos, elas emitem menos da metade de ruídos e, por utilizar motores 4 tempos, não é utilizado a mistura de óleo e gasolina, economizando no consumo de combustível, no uso de óleo e também na redução de gastos com manutenção em longo prazo. “Sem contar que a emissão de poluentes é muito menor, pois o óleo não é queimado”, acrescenta o gerente.  

Toda a linha de motores Honda pode ser aplicada em pulverizadores, para pequenas plantações, sendo que os mais utilizados são os motores GX35 e GX160. 

Piscicultor Jones Sanguini, de Ariquemes/RO 

“Sou piscicultor com mais de 45 hectares de lâminas d’água. Em minha fazenda possuo praticamente toda a linha da Honda, desde carros, motos, quadriciclos, mas também possuo a linha de Motores & Máquinas. Utilizo alguns geradores de energia e motobomba que me ajudam na piscicultura. Os geradores, junto com os aeradores dos tanques, já me salvaram diversas vezes, pois aqui na região há queda de energia com frequência, por isso preciso contar com os geradores. Eles não ficam ligados sempre, apenas quando há queda de energia. Por isso, eu conto com a qualidade da Honda, pois quando eu preciso, eu sei que posso contar. Eles nunca falharam, diferente de outras marcas que tive. Já perdi um tanque de peixes por falta de energia, porque o gerador de outra marca falhou,” conta.

Gerador Honda Ez3000. Foto: Divulgação

Ele enumera além da confiança, a praticidade, o baixo consumo de combustível e o silencio dos produtos da Honda por serem motor 4 tempos. “Os produtos da Honda eu confio, se o produto estiver com manutenção em dia, com suas revisões em dia, ele não te deixa na mão. Também utilizo a roçadeira na minha fazenda, além de eu economizar com o baixo consumo de gasolina, também economizo com óleo e o tempo de trabalho, pois eu termino meu serviço muito mais rápido”, garante. 

E acrescenta que: “plantação e água são duas palavras que andam juntas, mas na prática nem sempre estão próximas. As motobombas da Honda são literalmente o coração do meu negócio, bombeando água por longas distâncias de forma prática e econômica. Além disso, as bombas da Honda nunca dão problema e eu sei que posso contar quando precisar”, finaliza o piscicultor.

Enchentes e queimadas no Brasil

Durante a maior catástrofe que ocorreu no Rio Grande do Sul, com as enchentes em 2024, os produtos da Honda Motores & Máquinas foram amplamente utilizados na recuperação dos locais alagados. As motobombas Honda foram utilizadas para transferir água de locais inundados, geradores de energia portáteis para suprir a falta de energia das equipes de resgate, além de motores estacionários utilizados em operações de barcos e acoplados a bombas de mangote.

Outra situação que no mesmo ano prejudicou diversos estados brasileiros, que foram as queimadas, os motores Honda foram usados em bombas portáteis, que são acoplados na caçamba de pick-ups e auxiliaram no combate aos incêndios em florestas.

Sobre a Honda

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade já produziu milhões de motocicletas, além de fabricar quadriciclos, motores estacionários e motobombas. Vale ressaltar que a Honda é a única marca de motores estacionários que possui fabricação no Brasil, as demais marcas são todas importadas.

E é no Brasil, nas cidades de Sumaré/SP e São Paulo/SP, que estão localizadas as sedes da Honda South America, responsável pelo desenvolvimento das operações na América do Sul. A Honda possui fábrica de automóveis em Itirapina/SP e Sumaré/SP; de Motocicletas e Motores & Máquinas em Manaus, além de possuir o próprio parque eólico.

Inaugurado em 2014, o parque eólico Honda Energy, localizado na cidade de Xangri-Lá (RS), produz energia elétrica limpa para as unidades fabris, em Sumaré e Itirapina, e escritórios no estado de São Paulo. Desse modo, a empresa inovou no compromisso de minimizar o impacto ambiental de suas operações, fabricando seus produtos com energia elétrica limpa e renovável. 

A unidade fabril localizada na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, é a operação mais verticalizada da empresa no mundo. Em suas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai muito além da montagem de motocicletas e Motores & Máquinas e envolve o desenvolvimento de diversos ferramentais e componentes que integram o produto final.