No país são 15 milhões de pessoas ocupadas com atividades agropecuárias em 351 milhões de hectares, que é a área de estabelecimentos agropecuários no Brasil
O Brasil é formado por cinco regiões – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nesta reportagem, analisamos os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao último estudo realizado – o Censo Agropecuário 2017.
Mas antes disso, vamos contextualizar que a agricultura familiar tem dinâmica e características distintas da agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.
Panorama lavouras e pecuária
De acordo com dados do IBGE, soja é a lavoura com maior valor de produção do Brasil, seguida de cana-de-açúcar, milho e café.
São mais de 103 milhões de toneladas a quantidade de soja em grão produzida em mais de 236 mil estabelecimentos agropecuários.
Consta no site do IBGE que “a escalada da produção de soja pode ser observada na comparação com o Censo Agropecuário de 2006. Nesse intervalo, a área colhida aumentou 72%, o número de estabelecimentos aumentou 9% e a quantidade produzida aumentou 123%. Com isto, a soja assumiu a liderança no valor de produção pela primeira vez em um censo agropecuário, desbancando a cana-de-açúcar, tradicionalmente a campeã de valor de produção.”
Ainda, segundo o texto, “um dos fatores que contribuiu para o impulsionamento da produção foi o aumento da demanda por carne de frango, carne de porco e ovos, já que a soja e o milho são fundamentais para a ração animal”.
Esse aumento na produção também se deve ao acesso às novas tecnologias, que proporcionou aumento da safra de grãos, sem que a área da colheita acompanhasse o mesmo ritmo de crescimento.
Entre os rebanhos, galináceos representam o maior número de cabeças do Brasil, seguidos dos bovinos e suínos.
Na pecuária, são 173 milhões de cabeças de bovinos e uma produção de 30 bilhões de litros de leite de vaca. A produção de queijo e requeijão chega a 223 mil toneladas.
A produção de ovos atingiu 4,7 bilhões de dúzias e são 1,36 bilhão de cabeças de galináceos.
Panorama social e de área
Os dados do último Censo Agropecuário do IBGE mostram que 77% dos estabelecimentos são classificados como agricultura familiar, são cerca de 3,9 milhões propriedades.
No país são 15 milhões de pessoas ocupadas com atividades agropecuárias. E, 351 milhões de hectares é a área de estabelecimentos agropecuários no Brasil.
A região Nordeste é a que mais detém pessoas ocupadas em agropecuária, com 46,6%. Seguida do Sudeste com 16,5%, Sul com 16%, Norte 15,4% e Centro-Oeste com apenas 5,5%.
Pernambuco, Ceará e Acre têm as maiores proporções de área ocupada pela agricultura familiar. Já os estados do Centro-Oeste e São Paulo têm as menores.
Dados do Censo Agropecuário de 2017 apontam uma redução de 9,5% no número de estabelecimentos classificados como de agricultura familiar, em relação ao último Censo, de 2006.
Está com os homens a responsabilidade pela direção do estabelecimento, em 81% das unidades. Sobre as mulheres, são 946,1 mil que trabalham como produtoras, o que representa 19% do total, superando os 13% registrados em 2006.
A Bahia é o estado com o maior número de mulheres que assumiram a direção de um estabelecimento agropecuário.