ADS DRONES: tecnologia comprometida com a sustentabilidade

Uso dos drones agrícolas gera valor para as propriedades rurais, com aumento na produtividade, rentabilidade e respeito ao meio ambiente

Os drones estão ganhando cada vez mais espaço na agricultura brasileira, pois se tornaram uma das maneiras de minimizar riscos, facilitar a tomada de decisões e melhorar a gestão do negócio agrícola. 

A eficiência e precisão na aplicação de defensivos agrícolas utilizando drones, não apenas reduz o desperdício de insumos, mas também maximiza a cobertura das plantações, resultando em melhor proteção das culturas e, consequentemente, maiores rendimentos.

A utilização desses equipamentos no campo oferece diversas vantagens em termos de produtividade e economia de recursos, sendo as principais aplicações: análise da plantação, aplicação de insumos, demarcação de plantio, previsão, contagem de plantas e a segurança. 

O gerente de Marketing da ADS Drones, Moacir Kern, explica que, “embora consolidada, essa tecnologia é nova no setor agrícola e já está presente em todas as culturas de pequena, média e grande escala. O drone tem sido a ferramenta ideal para áreas pequenas, declivosas e de difícil acesso, locais em que os equipamentos convencionais não conseguem desenvolver uma boa atuação”.

A ADS Drones é a distribuidora oficial da gigante chinesa DJI – startup pioneira no desenvolvimento de drones e tecnologias de voo, desde drones domésticos até soluções profissionais para agricultura, mapeamento e cinematografia.

Gerente de Marketing da ADS Drones, Moacir Kern. Foto: ADS Drones

Os drones DJI contam com alta tecnologia embarcada, como câmeras, radares faseados, radares binoculares, sensores de calda e sistema GPS redundante, que consegue trazer agilidade, precisão e economia ao produtor.

No portfólio da ADS Drones estão produtos para pulverização de 10 a 40 litros, drones para filmagens e drones multispectrais para mapeamento, levantamentos topográficos e análise de plantas. A ADS oferece, também, cursos e treinamentos para todos os produtos, além de suporte e assistência técnica especializada. 

Os drones da DJI fazem voos autônomos de nove a 12 minutos e a largura de aplicação pode ser de até 11 metros. Segundo Kern, “outros parâmetros como altura de voo, tamanho de gota, velocidade e volume de calda por hectare podem ser facilmente visualizados e configurados durante o voo”.

O gerente de Marketing destaca ainda que, “essa tecnologia está comprometida com a sustentabilidade, seja na floresta, no campo, na cidade ou na economia, reduzindo poluentes, o uso de água na diluição de químicos e protegendo as pessoas que trabalham no campo”.

Formação para pilotos

A ADS Drones possui a escola DJI Academy Brasil, para formação de pilotos agrícolas. Sobre a formação, Kern comenta que: “não se trata só de formar pilotos e, sim, de formar pilotos capazes de pilotar e aplicar os devidos produtos na lavoura, cumprindo todas as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da portaria 298”. 

A ADS Drones oferece três cursos para formação de novos pilotos: DJI Academy, CAAR e CROP+VRA.

Além da academia, desenvolvem o projeto ‘Mulheres que Voam’, que se compromete em capacitar e inspirar mulheres no setor agrícola, por meio da revolucionária tecnologia dos drones.

Sobre a ADS Drones 

A ADS surgiu em 2020 em um grupo de amigos, todos engenheiros-agrônomos da cidade de Seberi/RS. Inicialmente promoviam a prestação de serviços de pulverização com drones, e com maior visão do mercado, iniciaram as atividades como distribuidora oficial da gigante chinesa DJI. Em 2023, foi eleita a maior e melhor distribuidora de drones das Américas.

A ADS Drones tem sua matriz sediada na cidade de Chapecó/SC e filial em Itajaí/SC. Conta com uma rede de mais de 90 lojas em todo o Brasil, todas capacitadas e homologadas para oferecer vendas, cursos e assistência técnica.

Os drones da DJI fazem voos autônomos de nove a 12 minutos e a largura de aplicação pode ser de até 11 metros